quarta-feira, 14 de maio de 2008

As Provações da Faculdade XI

E... não, não consegui ficar 48 horas acordado. Entretanto, eu acabo de terminar o segundo relatório para a cadeira de Processos Grupais I. Mais uma vez, sinto-me satisfeito, por ter terminado a droga do trabalho, e por ter feito isso de uma maneira satisfatória (e apesar de saber que tenho mais três pela frente, sem contar o trabalho final). Foi mais fácil do que da última vez, e consegui citar adequadamente mais autores dos Mais Mais do Serjão. Ainda assim, sinto-me um tanto quanto desconfortável com esta aula. Discuti por um bom tempo com uma das monitoras da cadeira, eu argumentando que para ir bem nesta disciplina era necessário um "leap of faith", um pulo de fé, acreditar nos autores que o professor gosta, enquanto ela defendia que somos livres para usar todos os autores que quisermos. Abri meu outro relatório, já corrigido, e há um comentário do professor dizendo que eu tenho que usar os outros autores estudados durante as aulas. O grifo no "tenho" não é meu. É do professor.

Em ciência, conversão e iniciação são duas coisas muito mal vistas, ou pelo menos deveriam ser. Admito que sempre que escolho seguir uma linha teórica, seja para um trabalho ou para a vida profissional como um todo eu preciso ter um pouco de fé e acreditar no que esta teoria tem para dizer. Entretanto, eu devo ter em mente que nenhuma teoria ou autor detêm todas as respostas, e manter-me aberto para outras possibilidades. Não sinto isso nesta cadeira, pois, queira ou não queira, eu tenho que usar os Mais Mais do Serjão. É isso aí. Sinto-me como se eu quisesse comprar uma calça jeans, e o vendedor insistisse em me trazer calças quatro ou cinco números menores que o meu, dizendo que eu tenho que vestir aquilo. A diferença é eu posso reclamar do vendedor com o gerente, ao passo que meu professor é concursado, e não importa quantas passeatas eu consiga organizar pela saída dele, ele não vai ser destituído do cargo. E ele sabe disso.

Encaro esta disciplina como um processo de crescimento, onde ou eu renuncio ou me dou mal. Vou fazer o que o professor pede, mas só por este semestre e com pouca satisfação.

Nenhum comentário: