sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ouroboros

Saiu o listão com os aprovados no vestibular 2009 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O ciclo recomeça.

Minhas Aulas na Faculdade (Parte 13)

Quinto Semestre
Possíveis Disciplinas Eletivas

Costumeiramente, eu falo sobre as eletivas que desejo fazer, até mesmo aquelas que não vai dar, no mesmo post em que falo do semestre que se aproxima. Contudo, tanto o quinto quanto o sexto semestres têm tantas eletivas legais que eu não vou poder fazer, que decidi escrever um post inteiramente sobre disciplinas optativas. Destas, talvez eu possa fazer só uma, quiçá duas. Algumas destas disciplinas não estejam disponíveis para este semestre (o que seria muito bom mesmo), por que simplesmente entrei no site da UFRGS e saí copiando aquelas que me pareciam interessantes, junto com aquelas. Enfim, vai ser um estudo sobre todas as eletivas que me interessam agora, até o final do curso.

Bioquímica Aplicada à Psicologia
Preview:
Eis uma que há tempos me escapa! Não vou me estender muito a respeito desta cadeira, da qual já falei a respeito antes. Os colegas que fizeram dizem que é muito legal, que o professor entende muito do assunto (apesar de não ser muito afeito ao mister) e que realmente vale a pena. Acho que vou ter que esperar mais um ano para saber por conta própria.

Clínica em Saúde Mental Coletiva
Preview:
Nunca imaginei que chegaria o dia em que me interessaria por uma disciplina eletiva do Departamento de Psicanálise. Pois é, o dia chegou – o código dessa aqui é PSI03, coisa que antes era o mesmo que “NEM PENSE EM PEGAR!” Mas não estou virando psicanalista. O que acontece é que este é um assunto muito legal, e que só o departamento de psicanálise tem realizado um trabalho constante com ele. E pelo o que sei, a professora entendida é realmente boa no que faz.

Introdução à Prática do Acompanhamento Terapêutico
Preview:
Outra cadeira da Psicanálise. Creio que cursar esta disciplina no próximo semestre é inescapável, pois no meu local de estágio provavelmente farei acompanhamento terapêutico. Isso não é ruim, nem cursar a cadeira, nem fazer AT – as duas coisas me interessam muito, ao ponto de influir na minha decisão do local de estágio (que, como vocês sabem, foi um drama e tanto).

Introdução à Sociologia
Preview:
Sociologia muito me interessa, mas também é uma cadeira que há tempos quero fazer, mas há tempos falta... huh, bem, tempo. Creio que ela é oferecida o ano inteiro (tanto no primeiro quanto no segundo semestre), mas é justamente isso que me faz pensar que posso deixá-la de lado, e pegar uma cadeira mais rara, oferecida só uma vez por ano.

Psicopedagogia
Preview:
Uma daquelas cadeiras que não sei do que se tratam muito especificamente, mas cujo nome me parece interessante e possivelmente não seja uma bomba de verdade. Psicopedagogia, segundo o que posso inferir, estuda as relações entre Psicologia e Pedagogia, lida com transtornos de aprendizado, ensino, sei lá. Realmente não sei muita coisa, mas, depois da cadeira de Psicologia e Educação, a Pedagogia me parece muito mais interessante, e a Psicopedagogia por tabela também. Não sei quando esta cadeira é oferecida, mas para este semestre, está fora de cogitação pegar uma disciplina eletiva que nem sei se é boa mesmo.

Psicologia Hospitalar
Preview:
Se eu tivesse feito essa cadeira esse semestre, teria tido aulas mais interessantes que Neuropsicologia (dava colisão de horários entre as duas), conhecido o Hospital de Clínicas por dentro e talvez eu tivesse sido selecionado para o estágio básico no Serviço de Psicologia lá. Ou não. Não fui a estrela mais brilhante naquela entrevista coletiva. Mas teria sido mais interessante do que Neuropsicologia de qualquer maneira.

Sistemas de Classificação dos Transtornos Mentais
Preview:
Tinha como certo para mim que faria esta cadeira este semestre. Viria a calhar aprender um pouco mais a respeito do DSM-IV e da CID-10 agora que vou trabalhar em um ambulatório que lida com muitos transtornos mentais, mas depois que descobri que Neuropsicologia do Desenvolvimento vai ser oferecida, é muito provável que terei que abandoná-la mais uma vez.

Neuropsicologia do Desenvolvimento
Preview:
Essa é uma cadeira nova, que dois mestrandos estarão oferecendo este semestre. Tenho bastante interesse em Neurociências, e como achei que a cadeira de Neuropsicologia foi meio fraca, quero dar uma compensada por outro lado, e essa cadeira parece abordar exatamente o que me interessa. Contudo, meu tempo é extremamente curto e talvez seja suicídio pegar duas eletivas, junto com os estágios e demais projetos que estou assumindo. Como ponto positivo, a forma de avaliação desta disciplina provavelmente será muito similar à de Neuropsicologia dos Transtornos Psiquiátricos. Vou esperar o programa da disciplina sair e ver se vale a pena se matar.

Fenomenologia e Psicologia
Preview:
Essa cadeira, se sair, vai ser no segundo semestre desse ano. Não creio que tenha que pensar muito se me matriculo nela ou não, por que ela vai ser oferecida pelo meu orientador de iniciação científica (i.e. o cara que paga minha bolsa). Contudo, é uma cadeira que tem tudo para ser interessante, e mesmo se não fosse bolsista no Laboratório de Fenomenologia Experimental e Cognição (LAFEC) eu pensaria seriamente em cursá-la.

Psicologia Analítica
Preview:
Na verdade, uma cadeira de Psicologia Analítica é apenas um sonho. Eu e uma colega estamos articulando e conversando com um mestrando que trabalha com Jung na clínica para ver se ele nos daria uma aula a respeito, mas não está nada confirmado. Jung é um autor extremamente importante e ao mesmo tempo extremamente negligenciado pela academia – só vimos algumas rápidas noções de seu trabalho em uma aula de Teorias da Personalidade, e o que sei foi o que aprendi por conta própria. Seria legal ter um professor que entenda do assunto para tirar dúvidas e ter um aprendizado mais constante a respeito.

Minhas Aulas na Faculdade (Parte 12)

Quinto Semestre

Disciplinas Obrigatórias

Chamei uma vez o currículo da Psicologia de “espiral descendente de coco”: todo semestre piora. Esse semestre não poderia ser diferente. Com a exceção do estágio básico, que vai nos possibilitar pôr a mão na massa e salvar nossas vidas de mais teorizações intermináveis, não há muita esperança. Já nem me importo mais. É como se eu estivesse perdido no meio da selva, e tudo que restasse fazer fosse caminhar para frente até encontrar minha salvação, um ponto de referência que me tirasse daquela situação. Estou já no quinto semestre, a exata metade do curso, e de agora em diante, há menos pela frente do que já superei. Now, I soldier on, até a formatura.

Avaliação Psicológica II
Preview:
Continuação de Avaliação Psicológica I, só que sobre testes de personalidade ao invés de testes de inteligência. Testes de personalidade são mais úteis e versáteis que testes de inteligência, apesar de mais bagunçados, além de me parecerem mais interessantes. Contudo, não tenho expectativas muito altas a respeito da didática das aulas, que provavelmente serão tão sonolentas quanto as do semestre passado.

Método Clínico e Diagnóstico I
Preview:
Antigamente conhecida pelo charmoso nome de MEDEP (seja lá por que motivo), e, por ser uma cadeira de clínica, pertence ao departamento de psicanálise. Até o ano passado, quem dava esta aula era um professor conhecido por sua excelência, tanto didática quanto clínica, e no ano passado, foi um professor substituto que fez tanto sucesso que foi escolhido paraninfo dos formandos deste ano (fez um discurso de merda, mas isso não vem ao caso agora). Seria algo animador pensar que teríamos aula com pelo menos um destes dois indivíduos, mas não teremos: o professor titular vai fazer um pós-doutorado na França (típico de psicanalista) e o contrato do professor substituto expirou. Ficamos, então, na expectativa de quem nos dará aula, e as perspectivas são ruins. Sempre esperamos pelo pior.

Psicofarmacologia
Preview:
Um pontinho brilhante na escuridão. Meus veteranos elogiaram bastante esta disciplina, dizendo que o professor é muito bom, tanto didática quanto teoricamente. Vai ser uma cadeira exigente, que provavelmente vai me forçar a lembrar de Neuroanatomia e Neurofisiologia, o que, apesar de ser complicado, não é de todo mal.

Seminário de Métodos e Práticas Profissionais
Preview:
Não importa quão ruim as disciplinas de um semestre podem ser, os seminários sempre conseguem ser as piores aulas de todas, pois é a única cadeira em que nem os professores, nem os alunos sabem o que deveria estar acontecendo. O seminário do primeiro semestre era para integrar as diversas questões e correntes teóricas que estávamos vendo – não funcionou. O seminário do segundo semestre era para integrar nossas práticas de pesquisa – acabou virando a aula de fazer relatório bobo (a parte do “bobo” eu fiz com gosto). E agora, vem esse seminário, que pretende integrar os métodos e práticas profissionais de todos nós. Talvez agora a coisa deslanche, mas a experiência diz o contrário.

Estágio Básico I
Preview:
A boa notícia das disciplinas obrigatórias. Essa realmente vai ser legal – e se não for, eu vou fazer com que seja na marra.

Creio que fui negativista demais nas minhas previsões. Talvez depois de dois anos de aulas com psicanalistas eu tenha desenvolvido o gosto por ver o pior de tudo (coisa em que eles são mestres), e isso acabe influenciando na maneira como vivencio as disciplinas. Apesar de ter feito as piores previsões possíveis, eu realmente não quero que elas se concretizem. Aliás, com a exceção das aulas que espero serem boas, espero estar errado a respeito de todas elas. É meio ingênuo nessa altura do curso pensar que isso realmente vai acontecer, mas não sonhar não custa.