domingo, 2 de novembro de 2008

Dramas de Estágio (Parte 3)

Ainda falando sobre ênfases, decidi fazer uma busca rápida na internet dos currículos de graduação em Psicologia de outras instituições de ensino, da Serra Gaúcha e da Grande Porto Alegre, para ver o que elas oferecem. É bom saber este tipo de coisa, pois, caso eu não esteja interessado em nenhuma ênfase oferecida pela UFRGS, eu posso escolher fazer a ênfase em outra universidade. Claro, provavelmente teria que pagar por isso, especialmente nas instituições particulares. Como este não é meu caso, faço este post apenas para fins comparativos. Lembrando que, como não estudo nestas instituições, só posso me basear no currículo disponível online, o que é uma fonte meio porca de dados:

Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)
Ênfase em Clínica Contemporânea
O onipresente estágio em Psicologia Clínica. Pela grade de disciplinas, há a possibilidade de aprofundar-se ou em Psicanálise lacaniana ou em Terapia Cognitivo-Comportamental, mas aparentemente os lacanianos mandam mais, pois têm mais cadeiras eletivas específicas para ênfase (seriam as infames "eletivas avançadas"?).

Ênfase em Trabalho e Psicologia
Não tenho muito conhecimento nesta área, mas com o pouco que sei, digo que esta ênfase parece ser "multifocal", pois suas eletivas permitem tanto trabalhar em empresas como Recursos Humanos (e comer o c* da galera com farofa), quanto com Orientação Profissional ou outros campos que não sei absolutamente nada a respeito.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Ênfase em Psicologia e Processos de Gestão em Saúde Mental Coletiva
Copiei e colei direto da página do currículo deles: "[Esta ênfase] habilitará o aluno e futuro profissional para a atuação em um conjunto de situações, instituições e contextos, para o diagnóstico, planejamento e uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão em saúde mental coletiva em distintas organizações e instituições." Em outros termos, é a ênfase do SUS. Para quem não faz nenhum curso da área da saúde, saiu uma resolução (ou decreto, também não sei) que obriga os cursos desta área a oferecerem uma formação voltada pelo menos em parte para o Sistema Único de Saúde. Como diz uma pixação na parede do DAP, "O SUS É DEUS". É importante pra cacete.

Ênfase em Psicologia e Processos de Promoção da Saúde
Outro "Ctrl-C+Ctrl-V": "[A ênfase] consiste na concentração em competências que garantam ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, voltada à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas. Esta ênfase se diferencia da primeira no sentido de se voltar não especificamente à saúde mental coletiva, mas para a promoção e prevenção de saúde como um todo, tanto em nível individual quanto coletivo. É uma ênfase que permitirá que o aluno faça uso de diferentes abordagens e intervenções, a partir de diferentes correntes teóricas oferecidas ao longo do curso." Todas as ênfases da UFCSPA são muito boas, por que focalizam a saúde em si, as coisas boas, a prevenção e a promoção, e não o tratamento ou cura. Se fosse fazer vestibular de novo (coisa que não vai acontecer), eu faria para Psicologia na UFCSPA a segunda melhor universidade do Brasil, apesar dela não chegar aos pés da UFRGS.

Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Estágios em Psicologia Escolar, Clínica, do Trabalho, Institucional, Comunitária e Ampliado
Fiquei um pouco confuso com a página da PUCRS. Quando olhei a grade curricular deles, não vi nenhuma menção à ênfases ou algo parecido, mas vi que estavam listados seis diferentes estágios, estes que enumero logo acima. Suponho que, ao contrário de outras universidades, a PUCRS não nomeie diretamente ênfases, mas as distribua pelos estágios. É um esquema interessante. Há também o Estágio Ampliado, onde teoricamente o estudante trabalhe com diversas áreas da Psicologia, mas que também deve ser um baita saco de gatos, onde tudo o que não se encaixa nos outros estágios vai parar.

Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
Estágios em Psicologia Clínica, Escolar, Trabalho e Comunitária
Mesmo esquema da PUCRS. Segundo a webpage deles, "[o currículo] tem 4 estágios básicos, que são desenvolvidos desde 1º semestre do curso (Psicologia: Ciência e Profissão; Observação do Comportamento Humano; Psicopatologia; Intervenção Clínica) e dois profissionalizantes escolhidos entre quatro áreas: clinica, escolar, trabalho e comunitária." O tal estágio profissionalizante deve ser equivalente à ênfase, ou coisa assim.

Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Ênfases em Intervenção Clínica em Contextos Diversos e Intervenção Social-Institucional e Processos de Trabalho
Na UCS, a partir do oitavo semestre, os estudantes podem decidir em qual ênfase se focar: ou Psicologia Clínica ou Psicologia Institucional (grosso modo). Não tenho muito o que dizer sobre as ênfases da UCS em si, já que não achei a grade currícular deles especialmente iluminadora (malditos nomes genéricos).

Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
Ênfases em Psicologia Educacional, Saúde Coletiva e Psicologia do Trabalho e Organizações
Para uma faculdade que abriu faz pouco tempo, a FSG é bastante competitiva. Pelo que pude ver das disciplinas exigidas no currículo deles, a formação deles é bastante ampla e qualificada. Pelo menos na teoria. Por que Universidade Federal também é melhor que particular na teoria (pelo menos é de graça).

Comparando com a UFRGS:
Antes de mais nada, gostaria de dizer que não há como comparar verdadeiramente um curso com outro apenas olhando as grades curriculares. Eu precisaria no mínimo conversar com alguém que estude na PUCRS ou na FSG para saber como as coisas realmente funcionam por lá. Parafraseando uma professora minha, todo currículo é lindo no papel. Lendo algumas ementas de disciplina, várias vezes pensei "como eu gostaria de ter uma coisa dessas na UFRGS". Será que eu iria querer mesmo? Por exemplo, uma das cadeiras do primeiro semestre da PUCRS, Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia, tem em sua ementa que são estudadas "perspectivas psicológicas do ser humano nas teorias Psicanalítica, Cognitivo-Comportamental, Humanista, Gestalt, Analítica Junguiana e em outras propostas atuais." Lindo! Agora é só colocar um professor bem cabeça fechada, que só fale da teoria dele e pronto, foi-se a ementa! Assim sendo, não levem muito a sério as hipóteses que vou escrever a seguir, pois não há nenhum fundamento que as sustentem.
Comparando todos estes currículos, ainda que superficialmente, tive a idéia de que todas as faculdades abordam todos os assuntos, mudando apenas a forma como isto está estruturado. Por exemplo, na UFRGS se faz pesquisa/intervenção em Psicologia Escolar, só que, nas ênfases, este campo fica acomodado sob Psicologia Institucional. Por um lado, isto impede os estudantes interessados em mais de uma área da "Psicologia Institucional" (entre aspas, por que a realidade é mais complicada que isto) de estagiarem em mais de um local de interesse, mas por outro lado, leva a um maior conhecimento de áreas diferentes da Psicologia como um todo.
Horrível esse último parágrafo, mas vai ficar assim mesmo.

Dramas de Estágio (Parte 2)

Após os estágios básicos, vêm os estágios de ênfase. Estes estágios, de um certo ângulo, são muito mais importantes do que os básicos, pois é a partir deles que nos constituiremos enquanto pessoas humanas como profissionais. Segundo a resolução do Conselho Federal de Psicologia (ou Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, sei lá, não tenho certeza), todos os cursos de graduação devem oferecer no mínimo duas ênfases, e os graduandos devem cursar no mínimo uma. Aqui na UFRGS, há três possibilidades de ênfase: Clínica Psicanalítica, Psicologia Institucional e Avaliação Psicológica (não tenho certeza quanto aos nomes utilizados). Destas, somos obrigados a fazer duas. Nossos professores dizem que a COMGRAD optou por uma ênfase a mais para melhor qualificar nossa formação, mas não precisa ser um rocket scientist pra imaginar que isso é papo, e que cada departamento queria ter sua própria boquinha.

Esta configuração político-pedagógica tem suas peculiaridades. A primeira que quero destacar aqui é a amplitude dos temas englobados por cada ênfase. Dá para trabalhar muita coisa dentro delas. Basicamente, não existe uma separação de facto sobre o que uma ênfase pode abordar ou não, além da tradição. A única coisa que muda, como em todos os assuntos interdepartamentais no Instituto, é a posição teórica: se eu quiser, posso trabalhar com pequenos grupos usando a teoria comportamental, o que seria um pouco mais complicado, pela falta de orientador ou confito epistemológico com o que há (para meus colegas que lêem isso aqui: já imaginaram como deve ser o velho Leôncio orientando um estagiário behaviorista?). Claro, o bom senso e o desejo de se formar o mais cedo possível diz que isto é uma coisa a ser evitada, mas a possibilidade existe. Desejo boa sorte para quem quiser fazer algo assim, pois será muito necessária.

Talvez haja quem reclame do baixo número de ênfases, e que acharia melhor ter pelo menos umas sete ou oito opções de escolha. Provavelmente vários professores estariam dispostos a criarem novas ênfases, mas isto acabaria sendo uma fraqueza ao invés de uma virtude, pois os esforços de todos se espalhariam demais, e a qualidade do ensino iria para o chão.

Na ênfase, além dos estágios, temos que cursar as infames "eletivas avançadas". Elas são infames por que não existem, e ninguém sabe o que elas serão. Para ser bem sincero, ninguém sabe ainda o que serão os estágios. Eu imaginava que eles seriam apenas os estágios já existentes (Clínica, Escolar, Trabalho...) adaptados para o currículo novo. Porém, por causa de uma resolução do Conselho Nacional de Educação (esse eu tenho certeza!), eles mudarão muito mais do que pensado anteriormente.

Enfim, da mesma maneira que os estágios básicos, já estou pensando nos melhores locais para eu fazer meus estágios de ênfase. Como não decidi quais ênfases fazer (leia-se: não decidi se vou pra Psicanálise ou pra Social), listarei um local para cada possível ênfase:

Ênfase em Psicologia Institucional
Estação Psi
O Estação Psi é um daqueles locais que, alguns meses atrás, eu simplesmente evitaria pensar como possibilidade de local de estágio. Mas, depois de ouvir um pouco mais sobre seu funcionamento, mudei radicalmente de opinião. De forma resumida (e diminuída pela minha memória), no Estação Psi os estagiários e extensionistas trabalham diretamente com jovens em conflito com a lei, um termo mais politicamente correto para "delinqüentes juvenis", "trombadinhas" e demais sinônimos pouco elogiativos. Não consigo explicar bem o porquê do meu interesse neste local, por ser muito mais emocional do que racional. Acho que ouvir a professora que coordena o Estação Psi falar sobre o trabalho diário deles, de falar com os jovens, de tentar ajudá-los a se reintroduzirem em uma sociedade altamente preconceituosa, de ajudá-los a salvarem a si mesmos mexeu comigo.

Ênfase em Avaliação Psicológica
Instituto Psiquiátrico Forense
Sonho de consumo meu, pesadelo da minha mãe. No IPF, são internados pessoas que cometeram crimes graves, mas foram considerados incapacitados por causa de doenças mentais. Em outras palavras, é pra cá que vão os loucos que matam gente. Não sou um indivíduo de gostar de coisas mornas, fáceis ou medíocres, e a idéia de trabalhar com este público me parece muito atraente justamente por ser desafiadora.

Ênfase em Clínica Psicanalítica
Clínica São José
Para ser sincero, não pensei muito na ênfase em psicanálise, justamente por ela ser a que menos me interessa. Mas um colega meu do Kung Fu, que é psiquiatra, me falou que esta clínica São José é um excelente local de estágio. Como não consegui mais falar com ele antes do treino, não tenho muitas informações a minha disposição no momento. Mas para meu colega falar bem deste local, deve haver um bom motivo.