sábado, 8 de março de 2008

Expressões do Português que são simplesmente geniais

"À Bangu". Não conheço nenhuma outra língua que tenha a possibilidade de expressar grandes volumes ou quantidades com tamanha elegância e deboche, pois só o português brasileiro têm uma expressão que parece ter sido inspirada em um presídio lendário pelas suas falcatruas e superpopulação.

"Pois é... Bangu I tinha preso à Bangu".

;)

O Oscar leva o prêmio de... "Pior Perda de Tempo do Ano"

Todo ano é aquele festerê: vai sair o Oscar para os melhores filmes do ano! A Veja faz uma análise dos candidatos, a Globo fala de todas as frescuras tradições da premiação e, no Dia D, exibe ao vivo a cerimônia, lá pela meia noite às três da madrugada. O maior motivo para excitação é o filme brasileiro concorrendo ao Oscar de "Melhor Filme Estrangeiro" - todo mundo quer saber pra qual país vamos perder desta vez.

O Oscar já passou esse ano, mas esta cerimônia é desprezível o suficiente para receber críticas o ano inteiro. Começa por ter uma categoria de "Melhor Filme Estrangeiro": a partir daí já fica claro de quem vai levar o bolo dos prêmios vão ser os filmes produzidos nos EUA, ou por cidadãos deste nobre país. Nada contra ter um festival de prêmios para o cinema nacional, mas a forma como o Academy Awards é panfleteado parece que não existe festival mais importante e internacional. Importante? Pratica e simbolicamente, por que vencer lá é ser reconhecido como sendo alguém tão bom quanto os americanos (o que para eles é muito). Internacional? Só na fachada.

Sabemos que filmes brasileiros não tem a menor chance de levar o Oscar, mas continuamos a nos empolgar toda vez que um filme brasileiro é indicado para concorrer ao prêmio de "Melhor Filme Estrangeiro". E sempre nos decepcionamos quando ele perde, apesar de já termos previsto este desfecho. Se ao menos os filmes que foram e são indicados fossem ruins. Mas o que acontece é o exato oposto, pois são filmes como "Central do Brasil" que representam o Brasil nessa competição. "Central do Brasil", aliás, recebeu outra indicação: Fernanda Montenegro concorreu para "Melhor Atriz". "Cidade de Deus" concorreu para "Melhor Diretor" e outros prêmios que de tão importantes não vou nem perder meu tempo citando.

"Cidade de Deus", antes do fenômeno "Tropa de Elite", foi o melhor e mais fiel filme retratando a história e a vida em favelas. Uma obra-prima de fato. "Central do Brasil" é um filme emocionante, bonito apesar de não esconder a violência e a miséria, com atores muito bons. Com juízes justos, teriam alguma chance de levar um dos prêmios.


Perderam todos.

É, perderam. Os frescos que anunciam o vencedor dizem "And the Oscar goes to..." ao invés de "And the winner is..." por que, segundo eles, todos que estão ali são vencedores. É. Tipo de explicação que dão para crianças da terceira série quando elas fazem merda e não ganham o campeonato regional de peteca. Deveriam dizer "winner" mesmo, por que eles estão cagando e andando de qualquer maneira.

E perderam por que? Filme brasileiro, por melhor que seja, nunca vai ganhar Oscar. Se ganhar, vai ser o de consolação de melhor filme estrangeiro. O diretor do primeiro filme brasileiro indicado para esse prêmio xexelento, "O Pagador de Promessas", nem se dignou a ir para a festa. Sabia que os bairristas não iriam dar prêmio nenhum para o filme. Pra que fingir que acredita?

Deveríamos fazer o mesmo, e parar de dar audiência para esse festival tacanha, bairrista e previsível, e nos preocuparmos em fazer coisas mais úteis. Dormir, por exemplo. É pra isso que a noite deveria ser usada.