terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Notas sobre meu processo criativo e padrões de atualizações em blogs

Me sinto mal quando não atualizo o blog. OK. Isso é mentira. Geralmente, quando não faço atualizações é por que tenho coisas mais importantes por fazer. Como estudar, por exemplo. Ou me preparar para estudar (que vem a ser procrastinar). Ou por que não tenho nada de bom para dizer. Mas agora que estou de férias, isto se tornou um problema, pois eu quero atualizar mas não tenho sobre o que escrever. Gosto de produzir conteúdo inédito, apesar de já ter kibado o Jacaré Banguela e o Kibe Loco algumas vezes (kibar o Kibe Loco. Isso deve ser uma falha no continuum espaço-tempo). Mas não dá pra escrever qualquer coisa. Geralmente meus melhores textos são escritos depois de insights (os famosos estalos), que tornam o processo todo muito mais espontâneo. Porém, textos sem inspiração súbita também podem ficar muito bons, só que o caminho que leva as idéias da minha cabeça para o plano concreto é um pouco mais pedregoso. Certa vez, um poeta, escritor ou filósofo (ou todos os três ao mesmo tempo) disse que arte é 10% inspiração e 90% transpiração. Devo dizer que concordo com ele apenas em parte, pois esses 10% fazem uma baita diferença na hora de por no papel (ou no blog).

Há vários tipos diferentes de posts em blogs. No momento, consigo pensar em 3 superclasses e 3 níveis de criatividade. As três superclasses são animações, imagens e textos escritos. Na superclasse das animações, incluo vídeos do YouTube e sites similares, animações em Flash (jogos também) e GIFs animados. Na superclasse de imagens estão inclusas fotos, photoshops e qualquer tipo de imagem sem animação. E por fim, a terceira superclasse inclui todo e qualquer tipo de texto, como artigos, poemas e testes (psicométricos sérios ou "caprichosos").

Os três níveis de criatividade são:
Nível 1 - Nada criativo, simplesmente copia o que quer que seja (animação, imagem ou texto), e cola no seu blog/site, e o maior esforço realizado no nível 1 é apertar "Ctrl+C, Ctrl+V", e aguentar a possível encheção de saco dos pentelhos que notaram o plágio. Se der créditos para o autor original ganha um desconto. Entretanto, geralmente são bloggers de nível 1 que encontram as imagens, notícias e vídeos mais bizarros e divertidos na internet, mas não necessariamente de outros blogs, fazendo-os excelentes garimpeiros. Um blog nível 1 exemplar é o próprio Kibe Loco. Ou ninguém notou a semelhança entre o verbo Kibar e o nome do site? Para maiores informações das kibadas do Kibe, acessem o blog Kibando e Andando (que provavelmente será kibado logo, logo por mim). Outro grande exemplo de nível 1 garimpeiro é o Pérolas do Orkut.

Nível 2 - Não é exatamente um plágio ou uma cópia descaradamente honesta, mas não chega a ser criativo. A criatividade nível 2 consiste em fazer comentários sobre o trabalho dos outros, ou alterações significativas nestes. Por exemplo, remixar um vídeo (Funk do Jeremias), ou o comentário do Mr. Manson, do Cocadaboa, feito em cima da carta de indignação do Luciano Huck que saiu na Folha de São Paulo depois que roubaram o Rolex dele, ou photoshops do Tourist Guy (aqui, aqui e aqui), que usam o tal do turista e fotos que existiam previamente.

Nível 3 - Pelo menos 75% do trabalho é criado do nada (from scratch). Textos inteiramente novos, vídeos criados do nada e imagens feitas do zero (fotografadas, desenhadas e talvez photoshoped). Deixei 25% de margem nesta análise por causa das possíveis citações que podem ser usadas para enriquecer um texto original (dados os devidos créditos), e possíveis piadas clássicas que podem aparecer em um vídeo ou imagem (nas imagens, geralmente as referências são implícitas,como o Coelho Assassino do The Monty Python Flying Circus). Este blog está cheio de trabalhos originais, começando pelos últimos quatro posts. Uma imagem original é o Tourist Guy primevo, pois provavelmente foi um amigo da figura quem tirou a foto e avacalhou depois.

É realmente simples e rápido kibar um outro site ou blog, mas não é uma atitude louvável. No outro lado, criar conteúdo inédito é admirável, mas consome muito tempo absurdo. Talvez a melhor maneira de fazer atualizações seja alternar entre posts de nível 1, 2 e 3, para evitar que o blog se torne apenas uma colcha de retalhos ou o tempo de espera entre um post e outro seja muito grande. Outro aspecto a ser considerado nas atualizações é o equílibrio entre animações, imagens e textos. Deve-se ter bom senso para não encher o blog de vídeos do YouTube e imagens, atrapalhando os leitores na hora de carregar a página, nem transformar o blog em um texto contínuo.

Conclusão: Preciso por mais animações e imagens e escrever menos aqui.