segunda-feira, 21 de agosto de 2006

A Farsa da Contra Cultura

Xingar o Movimento Emocore é mais comum que colorado comemorando a conquista da Libertadores. E não precisa pensar muito para saber por quê os Emos são tão criticados e perseguidos: eles são muito diferentes dos padrões estabelecidos pela sociedade.

Na prática, eles são um novo ramo de góticos, mas que além de se maquiarem apenas com branco e preto, usam cabelos lambidos e freqüentemente coloridos.Por causa disso, eles são hostilizados não só pelas pessoas ditas normais como também por outras "tribos urbanas": metaleiros, os Punks, os góticos e outros representantes da dita "Contra Cultura".

Não tenho nada contra nenhum destes movimentos, e respeito o que quer que eles façam. Mas tem algo que me incomoda neles. Na maioria das vezes que se pergunta por que eles se vestem e se comportam de jeito tão diferente, é por que eles "não suportam essa sociedade totalitária, que impõe sua moda a todos, e desejam ser livres para não serem iguais ao outros".

Então, o maior desejo dos Emos, Punks, Góticos e afins é basicamente serem criativos e diferirem dos outros. Aparecer como rebelde, revolucionário e contra tudo o que está aí. Meu Deus, isto traz lágrimas aos meus olhos! Mas existe um problema nisso tudo: Eles querem ser diferentes dos outros? Eles são. Tanto que dá para conhecer um Emo numa multidão "pasteurizada" a uma milha de distância. Mas e numa aglomeração de Emos? ELES SÃO TODOS A MESMA COISA!

Aquela propelada criatividade e diferença deles vai para o saco quando comparamos dois integrantes do mesmo movimento. Ser diferente uma ova! Eles querem ser apenas aceitos em uma outra panelinha, por que tem medo do que os outros vão pensar deles se fossem normais. A grande maioria destas pessoas precisam de roupas berrantemente diferentes para se afirmarem como Homens e Mulheres crescidos e seguros de si.

A Contra Cultura é uma tentativa falha de mudar o mundo desde o começo, pois como o próprio nome já diz, é apenas o exato oposto da "Cultura Estabelecida". No fim, se torna tão importante ser do contra que se esquece que o ideal inicial era um mundo melhor. Quer-se tanto mudar o mundo que não mudam a si mesmos.Se você faz parte de algúm desses movimentos, leu este texto e não gostou, quero dizer apenas uma última coisa: não se preocupe, todas as pessoas deste mundo cometem ou já cometeram a mesma babaquice que vocês. Me incluo nesta lista, por mais incoerente que possa parecer, pois muitas vezes desejei ter (e ainda desejo) uma certa jaqueta para fazer pose. A diferença é que eu tenho um pequeno grau de consciência disso. E você?

21 de Agosto

Hoje comecei meu cursinho, no Mauá. Acordei às 7 da manhã, quando eu estava acostumado a dormir até às 11. Para piorar a situação, este dia de hoje foi considerado o mais frio dos últimos tempos. Ruim o bastante, não?


Calma que piora: tive 4 aulas de matemática hoje. 4! Não foram 4 aulas conscutivas, mas ainda foram 4 horas da minha vida de um único dia usadas para aulas de matemática.


E como se isso não fosse ruim o bastante, sentei em uma carteira que tinha rabiscado na fórmica "Valdir".


Que começo...