quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Inspiração

Nos últimos dias, tenho tido problemas em atualizar o blog. Não tinha idéias boas o suficiente para postar, e as idéias boas o suficiente deixavam de assim o ser quando começava a transpô-las da minha mente para o computador. Comecei a me preocupar, e a monitorar cada idéia que aparecia, passava-a pelo crivo e analisava se era boa o suficiente para ir para o blog. Nenhuma passou. Então, eis que estou lendo um livro chamado "A Presença Ignorada de Deus", pelo psiquiátra vienense Viktor Emil Frankl, criador da Logoterapia, a Terceira Escola de Psicoterapia de Viena (a primeira é a Psicanálise de Freud, e a segunda é a Psicologia Individual de Alfred Adler), em que ele discute o inconsciente espiritual, presente em todos nós junto com o inconsciente instintual, e como ele age e nos afeta. Chego no seguinte parágrafo sobre criatividade:

"Em seu trabalho criativo, o artista depende de fontes e recursos que derivam do inconsciente espiritual. A intuição não-racional da consciência tem seu paralelo na inspiração do artista. Criação artística emerge de recônditos que jamais poderão ser plenamente elucidados. No exercício prático da clínica temos tido várias oportunidadesde observar que a reflexão excessiva sobre o processo criativo acaba sendo prejudicial. Auto-observação forçada pode ser um sério obstáculo para a criatividade do artista. A tentativa de produzir a nivel consciente precisa brotar de profundezas inconscientes; a tentativa de manipular o processo criativo primal através da reflexão sobre o mesmo está fadada ao fracasso. A reflexão entra em cena apenas mais tarde."

Foi só ler isso que eu senti-me livre, e idéias geniais começaram a pipocar na minha cabeça. Alguém já disse (e acho que já citei esse alguém) que escrever é 10% inspiração e 90% transpiração. Mas disse também que sem os 10% a coisa fica muito mais complicada. Minha vida de blogueiro ficou muito mais fácil agora.