quarta-feira, 23 de julho de 2008

Dias Dietéticos (Parte 3)

Nada de extraordinário para relatar sobre meu dia dietético de hoje. Fui no mercado depois do treino, e quando passei naquele corredor com as porcarias que devem ficar geladas ou estragam, vi um sabor novo de Danette. Parei, olhei para os potinhos e pensei "Uuuuh! Deve ser bom. Mas eu não posso comer", e fui embora.

Fiz a tal da batida de de banana com leite. Não é ruim, mas com mel teria ficado mais gostoso. E hoje fiz uma janta extremamente afrescalhada: cachorro-quente sem molho.

De resto, só posso dizer que está ficando mais fácil de conviver com esta dieta. Sinto falta do chocolate e tudo mais que for doce, mas é perfeitamente aceitável viver assim.

EDIT: E este é post número 300 publicado no blog. O que muda com isso? Nada. Por isso nem me dignei a fazer um post especial sobre isso.

Questões Disciplinares

Eu gosto de treinar. Talvez não do treino em si, mas o desafio que ele é. Gosto tanto de treinar que, mesmo quando não vou na academia, faço exercícios em casa mesmo, e às vezes, pratico até mesmo as formas quando disponho de um espaço mais amplo (por que não dá pra sair reboleando um bastão em cima da cabeça dentro do meu quarto). Na maioria das vezes, contudo, me atenho à uma série de exercícios que selecionei por mexerem com todo o corpo. São dois tipos de abdominais, três resistências, sete flexões diferentes e barras. Geralmente, vou na academia num dia, e no outro fico em casa, mas faço essa série.

Eu faço quase religiosamente estes exercícios, deixando a peteca cair só em situações específicas. Ainda assim, eu enfrento certos problemas. O mais óbvio deles é o horário que treino. Procrastino até alta madrugada, quando percebo que, se for dormir, não treino. Durmo até tarde de manhã, procrastino até de noite e repito o processo. Por essas e outras, eu raramente consigo fazer as barras, por que não tenho uma barra fixa aqui em casa, e eu não vou sair às 3 da madrugada para completar o treino.

Outro problema que encaro é relativo a outro tipo de exercício: respiração. Aprendi com o Kung Fu alguns tipos de respiração concentrada. A mais legal dela é a chamada Harmonização. Ela é feita depois da corrida de aquecimento e no final da aula. De fato, ela realmente harmoniza - me recupero mais rapidamente quando a faço (funciona até com soluço!). Há outras que não são tão poderosas quanto essa, mas que são bem legais também. Estou implementando no meu programa de treino caseiro que, ao acordar, eu faria três respirações diferentes. Mas como eu acordo muito tarde, eu levanto e vou fazer meu café/almoço e esqueço delas.

A terceira questão que quero abordar é referente à prática de formas e técnicas específicas do Wushu. O ideal é que as aulas não sejam o local para treino, mas para esclarecimento de dúvidas. O treino em si deve ocorrer fora do horário de aula, em qualquer lugar espaçoso o suficiente. Em Caxias, eu treinava quase todas as noites no pátio do prédio dos meus pais. Aqui em Porto Alegre, no entanto, NÃO TEM PÁTIO! Se quero treinar de forma independente, preciso pegar minhas tralhas e ir até o campo de futebol atrás do Hospital de Clínicas. No começo, eu sentia a maior vergonha de fazer isso. Pô, o que as pessoas na rua pensam de um cara andando com um pau de pendurar cortina na mão? Também tentava ir em horários em que pouca gente circulasse perto do campo, pra evitar olhares curiosos, mas já abandonei essa frescura (pelo menos em parte), tanto que já treinei no Parque da Redenção algumas vezes. Mas, por motivos que vão desde pouco tempo disponível até preguiça, eu treino só quando vou na academia. Lá, pratico quase todas as formas que sei a mais tempo, mas as que estou recém aprendendo ficam um tanto quanto negligenciadas, já que dependem da memória (e dos caprichos) do professor lembrar de me mandar fazê-las. Eu poderia simplesmente sair treinando o que quero, mas isso é Kung Fu, Arte Marcial, e se obedece o mestre em quase qualquer situação. Também está nos meus planos voltar a fazer estes treinos caseiros, ou pelo menos solitários. Uma solução para meus problemas é emendar um segundo horário de treino na academia - como já vou estar aquecido e alongado, vou poder treinar só as técnicas.