sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Minhas Aulas na Faculdade (Parte 12)

Quinto Semestre

Disciplinas Obrigatórias

Chamei uma vez o currículo da Psicologia de “espiral descendente de coco”: todo semestre piora. Esse semestre não poderia ser diferente. Com a exceção do estágio básico, que vai nos possibilitar pôr a mão na massa e salvar nossas vidas de mais teorizações intermináveis, não há muita esperança. Já nem me importo mais. É como se eu estivesse perdido no meio da selva, e tudo que restasse fazer fosse caminhar para frente até encontrar minha salvação, um ponto de referência que me tirasse daquela situação. Estou já no quinto semestre, a exata metade do curso, e de agora em diante, há menos pela frente do que já superei. Now, I soldier on, até a formatura.

Avaliação Psicológica II
Preview:
Continuação de Avaliação Psicológica I, só que sobre testes de personalidade ao invés de testes de inteligência. Testes de personalidade são mais úteis e versáteis que testes de inteligência, apesar de mais bagunçados, além de me parecerem mais interessantes. Contudo, não tenho expectativas muito altas a respeito da didática das aulas, que provavelmente serão tão sonolentas quanto as do semestre passado.

Método Clínico e Diagnóstico I
Preview:
Antigamente conhecida pelo charmoso nome de MEDEP (seja lá por que motivo), e, por ser uma cadeira de clínica, pertence ao departamento de psicanálise. Até o ano passado, quem dava esta aula era um professor conhecido por sua excelência, tanto didática quanto clínica, e no ano passado, foi um professor substituto que fez tanto sucesso que foi escolhido paraninfo dos formandos deste ano (fez um discurso de merda, mas isso não vem ao caso agora). Seria algo animador pensar que teríamos aula com pelo menos um destes dois indivíduos, mas não teremos: o professor titular vai fazer um pós-doutorado na França (típico de psicanalista) e o contrato do professor substituto expirou. Ficamos, então, na expectativa de quem nos dará aula, e as perspectivas são ruins. Sempre esperamos pelo pior.

Psicofarmacologia
Preview:
Um pontinho brilhante na escuridão. Meus veteranos elogiaram bastante esta disciplina, dizendo que o professor é muito bom, tanto didática quanto teoricamente. Vai ser uma cadeira exigente, que provavelmente vai me forçar a lembrar de Neuroanatomia e Neurofisiologia, o que, apesar de ser complicado, não é de todo mal.

Seminário de Métodos e Práticas Profissionais
Preview:
Não importa quão ruim as disciplinas de um semestre podem ser, os seminários sempre conseguem ser as piores aulas de todas, pois é a única cadeira em que nem os professores, nem os alunos sabem o que deveria estar acontecendo. O seminário do primeiro semestre era para integrar as diversas questões e correntes teóricas que estávamos vendo – não funcionou. O seminário do segundo semestre era para integrar nossas práticas de pesquisa – acabou virando a aula de fazer relatório bobo (a parte do “bobo” eu fiz com gosto). E agora, vem esse seminário, que pretende integrar os métodos e práticas profissionais de todos nós. Talvez agora a coisa deslanche, mas a experiência diz o contrário.

Estágio Básico I
Preview:
A boa notícia das disciplinas obrigatórias. Essa realmente vai ser legal – e se não for, eu vou fazer com que seja na marra.

Creio que fui negativista demais nas minhas previsões. Talvez depois de dois anos de aulas com psicanalistas eu tenha desenvolvido o gosto por ver o pior de tudo (coisa em que eles são mestres), e isso acabe influenciando na maneira como vivencio as disciplinas. Apesar de ter feito as piores previsões possíveis, eu realmente não quero que elas se concretizem. Aliás, com a exceção das aulas que espero serem boas, espero estar errado a respeito de todas elas. É meio ingênuo nessa altura do curso pensar que isso realmente vai acontecer, mas não sonhar não custa.

Nenhum comentário: