segunda-feira, 2 de junho de 2008

O Tempo e o Pensamento

Nossa mente é uma máquina maravilhosa – é através dela que filtramos e absorvemos as informações do mundo, tanto externo quanto interno. E ela processa não só o que aconteceu no passado, mas dá significado para o presente e imagina o futuro. Mas isso traz algumas desvantagens. Se imaginamos que o futuro será catastrófico, isto se torna realidade para nós. Talvez no futuro, o futuro não seja tão ruim, mas agora que penso a respeito dele, não há nada mais real no universo, e por isso sofro, sem necessidade alguma.

Nessas horas, eu gostaria de ter um DeLorean Voador, para ir até o futuro e ver se minhas suposições estavam corretas. Infelizmente, minha máquina do tempo é muito mais rústica: com ela, consigo ir para o futuro, mas para tanto eu preciso envelhecer. E o sofrimento permanece, tão real quanto um espinho a furar minha pele, mas infinitamente mais doloroso por ser mera possibilidade – que precisarei esperar o tempo passar para descobrir se era delírio ou destino.

Nenhum comentário: