terça-feira, 15 de julho de 2008

Minhas Aulas na Faculdade (Parte 8)

Como não tenho absolutamente nada melhor para fazer neste momento, decidi que vou escrever sobre minhas expectativas relativas às disciplinas do próximo semestre. Diferente dos três que o procederam, o quarto semestre terá apenas quatro disciplinas obrigatórias, o que nos dará muito tempo livre para cursar eletivas - meu sonho de consumo. Não era para ser assim, mas como o estágio básico I que deveríamos ter foi cancelado na última hora, acabou ficando assim. Bem, aqui vai:

Quarto Semestre

Avaliação Psicológica I - Obrigatória
Preview:
Como eu não fazia a menor idéia do que escrever aqui, resolvi simplesmente copiar a súmula disponível na página de nosso currículo na UFRGS: A disciplina aborda temas referentes ao contexto histórico e atual da avaliação psicológica (AP); introduz os fundamentos básicos da medida em Psicologia assim como questões éticas relativas aos processos de AP. São introduzidos, também, os conceitos de avaliação da inteligência e da personalidade, do ponto de vista teórico. Cheguei à conclusão que essa súmula não diz merda nenhuma sobre a cadeira, por que não explica o que é Avaliação Psicológica. OK, uma pessoa inteligente como eu pode deduzir logicamente o que seria AP, mas estou com preguiça no momento. Deve ser alguma coisa com testes psicométricos, o que acho legal. Contudo, essa cadeira "pertence" historicamente ao mesmo professor que não apareceu para nos aplicar a prova de Teorias da Personalidade, e reza a lenda que ele utiliza as mesmas questões para a prova de AP fazem 10 anos. Minhas expectativas são realmente baixas quanto à essa disciplina. Acho que o assunto pode ser bastante interessante, mas que provavelmente só vou aprender com o que eu ler por interesse próprio.

Ética - Obrigatória
Preview:
A única coisa que tenho para dizer sobre Ética é que, a partir do próximo semestre, não vou mais poder torturar ratinhos e pessoas em nome da ciência, por que vou estar aprendendo ética. O que é uma merda. Em todo caso, meu veterano Marcelo tem falado bem desta disciplina (dentro dos limites apropriados para o Marcelo falar bem de qualquer coisa), e que fez um trabalho final muito interessante. Mas ele também reclamou das discussões de senso comum que rolaram nas aulas. Talvez seja uma disciplina legal, talvez seja uma bela bosta. Veremos.

Psicologia e Educação - Obrigatória
Preview:
Antigamente conhecida como "Psicologia Escolar", e dividida em três cadeiras, Psicologia e Educação é o imã de más expectativas coletivas para o próximo semestre (não teremos nenhum seminário). Além de muita gente já falar mal da antiga "Escolar", "Educação" não pertence ao quarto semestre, mas ao quinto. Ela só foi adiantada por que já tivemos Processos Institucionais no terceiro semestre, e por que não poderemos ter Psicofarmacologia este semestre. De novo. Para ser franco, não espero nada de bom desta disciplina, mas não sou criativo o suficiente para criar uma lista de coisas ruins que podem acontecer. Deixo o tempo definir isto.

Psicopatologia II - Obrigatória
Preview:
O nome já diz tudo - vai ser a continuação da cadeira de Psicopatologia que tive este semestre, só que, ao invés de estudarmos as psicoses, estudaremos as neuroses, e toda moderna etiologia e nosologia psicanalíticas. Como teremos aula com a mesma professora, imagino que será o mesmo esquema do terceiro semestre: tempo livre de sobra, um trabalho pequeno no começo, e um trabalho grandão de livre escolha no final. Se for assim, vai ser bem legal, pois poderei fazer um trabalho sobre alguma coisa que me interesse. Como Metapatologias. Veremos no que vai dar.

Neuropsicologia - Eletiva
Preview:
Quero fazer esta cadeira desde o segundo semestre, mas só agora ela está disponível para matrícula. Basicamente, é uma disciplina neurocientífica, coisa que sinto falta na faculdade. Minhas colegas que fizeram falaram muito bem das aulas. Elas só não gostaram de uma coisa: a disciplina foi oferecida tanto para o curso de graduação quanto para o de pós-graduação, e muitos doutorandos a cursaram, o que foi bastante intimidador na hora de apresentar os trabalhos. Como considero um esporte pessoal enfrentar professores, doutorandos, mestrandos e qualquer outro que esteja hierarquicamente acima de mim nos estudos, acho que isto é um ponto muito positivo. Ah, esta disciplina também será oferecida para as alunas (e dois alunos) do curso de Fonoaudiologia. É sempre divertido ter gente diferente na sala de aula.

Neuropsicologia dos Transtornos Psiquiátricos - Eletiva
Preview:
Minhas colegas que cursaram Neuropsicologia falavam há algum tempo na possibilidade de uma mestranda oferecer uma cadeira sobre "Neuropsicopatologia", ou como diz o próprio nome, a base neuropsicológica dos transtornos psiquiátricos. É um assunto deveras interessante, e raramente se fala disso. É uma chance única. Além disso, talvez seja legal fazer a dobradinha "Neuro".

Genética Aplicada à Psicologia - Eletiva
Preview:
Cheguei a me matricular nesta cadeira no segundo semestre, mas amarelei e cancelei na última hora. Uma bela cagada, por que além de foder meu ordenamento (não que importe tanto, mas pode atrapalhar) eu deixei de ter aula com o lendário Renato Flores. Esse semestre eu curso essa cadeira de qualquer jeito. Falam muito bem dela, apesar de muita gente odiar o Flores por causa do posicionamento teórico e político dele (acho que não preciso refrescar a memória de vocês sobre uma certa pesquisa neurocientífica que deu o maior bafafá aqui no sul). Também dizem que o cidadão é bastante exigente, o que não vejo como algo negativo.


Introdução ao Pensamento Filosófico - Eletiva Incerta
Preview:
Como vou ter bastante tempo livre este semestre, estou pensando em pegar quatro eletivas. Contudo, não tenho certeza quanto à quarta. Como acho que vou ter um semestre por demais amolador fazendo só Neuro e Genética, pensei em pegar alguma coisa de Ciências Humanas. Considerei originalmente Introdução à Sociologia, antiga cadeira obrigatória que virou eletiva, e que foi bastante elogiada por veteranos meus, mas como ocorre conflito de horários, deixei ela de lado. Pensei também em "Filosofia da Cultura", mas também dá conflito de horários. Sobrou Introdução ao Pensamento Filosófico, que tem um horário legal (tá, não é um horário legal, mas pelo menos disponível). Mas eu já tive uma disciplina de Filosofia no primeiro semestre, e estudei filosofia por conta própria de maneira profunda o suficiente para acreditar que uma introdução ao pensamento filosófico talvez seja superficial demais para mim. Posso estar enganado, é claro, mas não sou o único a pensar desta maneira. Não me decidi ainda se faço essa cadeira ou não. Se fizer, ela pode ser legal mas básica demais, ou pode ser um sifão de energia e tempo que só vai me atrapalhar. Não tenho como saber isso de antemão.

Psicologia do Esporte - Eletiva que não vou fazer
Preview:
Psicologia do Esporte é um assunto que me interessa. Além disso, as aulas seriam no Campus Olímpico, ou ESEF, o único campus que não conheço ainda. Só que já sei que não vou me matricular nesta cadeira por um simples motivo: a aula é sexta-feira, às sete e meia da manhã. No fucking way. Não tô com tanta vontade de aprender sobre Psicologia do Esporte assim.

Nenhum comentário: