domingo, 2 de março de 2008

Minhas Aulas na Faculdade (Parte 5)

Como amanhã finalmente começam minhas aulas, acho que agora é uma boa hora para falar das minhas expectativas para com elas. Provavelmente as piores expectativas que tenho serão piores do que espero, e as melhores me decepcionarão. No final do semestre, farei uma análise comparando o que esperava das aulas com o que elas realmente foram.

Terceiro Semestre

Psicopatologia I - Obrigatória
Preview:
Esta cadeira vai ter um viés extremista e unilateral bem psicanalítico, e portanto previsível. Aposto que 90% dos meus colegas vão detestar estas aulas, mas 85% vão arranjar uma desculpa outra para este desgostar que não seja "a aula é realmente uma merda e sou sincero o suficiente para admitir". Garanto que vou me estranhar com a professora. E muitos colegas de arrasto também.

Processos Grupais I - Obrigatória
Preview:
Antigamente, esta cadeira se chamava "Dinâmica de Grupo". No currículo novo, mudou de nome, mas manteve o professor e a controversa metodologia. Esta é uma cadeira divisora de águas segundo muitos de nossos veteranos - e ou se ama as aulas com todo o coração ou se odeia até a última fibra do ser. Outra coisa que ouvimos falar muito é que o professor age como se não tivéssemos outra aula para atender que não seja a dele, pois passa relatórios e mais relatórios, um mais fodido que o outro. Além disso, ele é grosso com os alunos, de acordo com alguns veteranos (que provavelmente odiaram a cadeira, e talvez tenham uma visão muito unilateral dos fatos). De um destes veteranos recebi a sagrada tarefa de chinelear sempre que puder as aulas - ele fez isso e, nas próprias palavras, comprou uma nota B, mesmo sabendo que merecia um A. Considerando minhas experiências anteriores com grupos vivenciais, tenho a impressão de que não vou gostar desta aula. Mas veremos.

Processos Institucionais - Obrigatória
Preview:
Tirando o fato de que esta era uma cadeira do quarto semestre, e que ela foi transferida para o terceiro semestre por uma cagada de comunicação com o professor de Psicofarmacologia, não tenho maiores detalhes desta disciplina. Se conheço bem minha faculdade, esta cadeira vai ser uma "Psicologia Social III", só que com outro nome, e portanto menos sincera. Aposto que vai ser mais uma aula de pura encebação, cheia de discussões vazias (que contradição) e discursos politicamente corretos e anarquistas (de quintal) sobre as instituições. Bleh.

Estatística Aplicada à Psicologia - Obrigatória
Preview:
Matemática. Um pouco de solidez neste mundo de espelhos e fumaça que é a Psicologia. Acho que vou ter que sofrer um pouco, pois sinto que minhas habilidades matemáticas estão meio enferrujadas, mas acredito que, ao contrário da minha turma, vou gostar das aulas.

Seminário de Pesquisa em Psicologia - Obrigatória
Preview:
Mais um daqueles seminários integradores. Aqui estou junto com minha turma, e não tenho grandes expectativas de que esta seja uma aula produtiva. Ainda assim, como tivemos uma experiência com seminários bisonhos no ano passado, talvez seja diferente este ano. Em todo caso, vou ter sempre um livro a mão caso a aula seja insuportável demais.

Prática de Pesquisa em Psicologia - Obrigatória
Preview:
Na verdade, ninguém se matriculou nesta disciplina, por ordem da COMGRAD, mas vamos ter que participar de um grupo de pesquisa existente no Instituto. De certa forma, é uma cadeira eletiva, já que quem escolhia o grupo eram os alunos - apesar de TEREM QUE escolher. Promete ser um tipo de atividade que nunca fiz antes: fazer uma pesquisa e apresentar o resultado em um congresso. Boas expectativas a respeito dessa.

Teorias da Personalidade - Obrigatória
Preview:
Na minha opinião, a obrigatória que mais promete dar certo este semestre, pois seu assunto são as teorias da personalidade, provavelmente mais as que já conhecemos, mas teremos mais teorias de outros ramos que não conhecemos tão bem. Isso é muito bom. Mas a chance de dar errado e ser uma aula de bosta também é grande. Como sempre na Psicologia.

Esquizoanálise - Eletiva
Preview:
Lembram-se que eu disse neste mesmo blog que eu não iria fazer esta cadeira? Pois bem, menti. Vou fazer. Ou melhor, vou ouvir. Pretendo dar umas passadas nas aulas presenciais e participar como aluno ouvinte. Desse modo, posso aproveitar o conteúdo se for bom sem me foder com as notas. E se não gostar do assunto, não preciso mais dar as caras.

Psicologia Humanista - Eletiva
Preview:
Apesar de eu ter sido o maior campeão para a realização desta cadeira, não espero grande coisa. Primeiro por que entendo do assunto mais do que meus colegas, e segundo por que a Psicologia Humanista é, até onde pude analisar, muito parecida com a Esquizoanálise. Claro, há muitas diferenças gritantes e importantes, mas ambas provêm do mesmo antro de psicólogos afrescalhados que gostam de problematizar as coisas. A chance das aulas caírem em chatíssimas discussões teóricas sobre o sexo dos anjos é grande, apesar do potencial que o assunto tem de ser bacana. Outro problema é que, por abordar muitas linhas de Psicologia Humanista diferentes (entre elas a Psicologia do Ser, yay!), o conteúdo vai ficar meio diluído.

Terapia Cognitivo-Comportamental - Eletiva
Preview:
Se os esquizoanalístas e os psicólogos humanistas vêm da Frescolândia, os Terapeutas Cognitivos-Comportamentais vêm do Deserto de Skinner, e são pragmáticos e avessos à frescuras (em sua maioria). Uma cadeira que promete ser mais positiva do que negativa, mas que mesmo assim não me traz grandes expectativas. No início da faculdade, TCC era o assunto que mais me interessava. Ainda me interesso, mas bem menos. Veremos como vai ser.

Bioquímica Aplicada à Psicologia - Eletiva
Preview:
No momento, por causa de colisão de horários com Psicologia Humanista, não pretendo cursar esta cadeira. Mas, se PH mudar para um horário à noite como muitos dos interessados pediram, eu faço. Caso contrário, PH é prioridade. Em todo caso, se conseguir cursar Bioquímica, acredito que vai ser uma das aulas mais instigantes e fierosas, por assim dizer, pois tenho muita dificuldade para entender química. Mas gosto de desafios e tenho quem me ajude a entender essa ponhoca.

Nenhum comentário: