terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Formas de aprimorar o currículo de Psicologia da UFRGS

Em um excelente artigo, Lobo da Estepe faz uma lista de assuntos que ele gostaria de ver mais e de assuntos que ele gostaria de ver menos nas nossas aulas no Instituto de Psicologia. Pegando carona na idéia dele, vou fazer a minha lista de Vô/Não Vô coisas que eu gostaria de ver mais e gostaria de ver menos no nosso currículo:

Processos Psicológicos Básicos II - A cadeira de PPB I é boa e divertida, mas com conteúdo muito corrido e fragmentado. Poderia ser oferecida uma disciplina eletiva para os interessados em aprofundar-se nos conteúdos dados e aprender o que não pôde ser dado graças ao pouco tempo disponível.

Análise Experimental do Comportamento - Já tem uma eletiva disso, que eu fiz, gostei e aprendi muito. Entretanto, ficaram faltando algumas coisas, como prática em laboratório, e talvez um pouco mais de teoria, tanto skinneriana quanto de outros autores comportamentais.

Psicologia Cognitiva Comportamental - É atualmente o campo mais promissor da Psicologia, e por estudarmos em uma faculdade que tem um departamento inteiro dedicado à Psicanálise, nossas possibilidades de aprender sobre ela é bastante tolhido. Tal como Análise Experimental do Comportamento, há uma eletiva sobre o assunto, mas é da mesma forma insuficiente.

Psicologia Humanista e Existencial - Se algum colega meu ler isso, a primeira coisa que vai pensar é "mas esse merda não cansou de encher o saco dos professores até conseguir essa cadeira?" A resposta para esta pergunta é: não, não cansei. O que conseguimos com os professores foi uma disciplina introdutória, bastante superficial, apesar de abordar assuntos muito interessantes. Minha idéia é, a partir desta disciplina, conseguir outras mais específicas, de Abordagem Centrada-na-Pessoa, Fenomenologia, Psicologia do Ser, Daseinanálise, Logoterapia e Gestalt-Terapia, e talvez alguma disciplina como "Teorias Menores no Paradigma Humanistico-Existencial", que cubra outras linhas teóricas que não as maiores.

Psicologias Orientais - Pode parecer estranho pedir uma coisa dessas, mas o Ocidente ignora muitas técnicas e teorias desenvolvidas na China, Japão e Índia que podem ser consideradas como "Psicologia". Um bom exemplo é a Terapia de Morita e Naikan, além das técnicas de meditação zen budistas.

Etologia - Procurei essa disciplina na Biologia da UFRGS, e mesmo assim não encontrei. Considero de extrema importância esse assunto, pois nos ajuda a aprimorarmos nossas capacidades de observação (além de ficar procurando chistes e atos falhos).

Neurociências Cognitivas e do Comportamento e Informática - Esse é o campo mais promissor das ciências humanas e naturais. Primeiro porque é multidisciplinar, envolvendo desde psicólogos até lingüistas e técnicos de Informática. Segundo porque nunca antes na história deste país mundo tivemos uma tecnologia tão avançada para estudar o cérebro durante os comportamentos (encobertos ou não). Terceiro porque é do caralho, e quarto porque a psicanalistada não gosta. E não seria difícil conseguir umas disciplinas eletivas sobre esse assunto, considerando que temos neuropsicólogos no departamento de desenvolvimento e um programa de pós-graduação inteiro no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) dedicado a esse assunto.

Ciências Sociais - Pelo mesmo motivo do Lobo. E por que tô de saco cheio da Psicologia Social e Institucional.

Outras teorias em Psicanálise - Acabo de xingar psicanalistas e agora peço por mais Psicanálise? Qual é! Pode parecer contraditório, mas não considero esta linha tão aversiva assim. O que me enche o saco lá no Instituto é que só estudamos a Escola Francesa e os textos pré-históricos do Freud. Quem sabe ver algumas coisas diferentes não tornasse o departamento de psicanálise menos dogmático? Seriam eletivas

Psiquiatria - A Famed (Faculdade de Medicina) fica a no máximo 500 metros do nosso instituto, e mesmo assim não temos nenhuma aula com psiquiátras ou sobre psiquiatria. Isso já é uma idiotice por si só, se considerarmos que, junto com eles, dividimos a tarefa da psicoterapia, mais ainda se levarmos em conta que grande parte dos autores que lemos em psicoterapia são psiquiátras.

Teorias de Discípulos Rebeldes do Freud - Quem sabe não tenha algo de interessante na Psicologia Individual do Adler ou na Psicologia Analítica do Jung? Eletivas dedicadas a cada uma dessas teorias enriqueceria nosso currículo.

Mais Filosofia - A Psicologia está intimamente ligada com a Filosofia, e só temos três disciplinas filosóficas (Filosofia e Psicologia, História da Psicologia e Pesquisa em Psicologia). Umas eletivas a mais vinham a calhar.

Mais tempo de biblioteca - Por que eu quero pesquisar sobre outros assuntos, pô!

Mais tempo de DAP - Por que não gostamos de matar aula para ficar coçando no DAP. Seria bom não ter aquela sensação de quase culpa quando saio da aula e vou me jogar no bom e velho sofá azul.

E o que poderia ter menos:

Freud - Os motivos do Lobo são bons, mas tenho outros argumentos. Enquanto Freud é provavelmente o autor mais influente na história da Psicologia e da Psiquiatria, ele está ultrapassado em muitos aspectos. Não é necessário estudar tanto a obra do cara.

Lacan - Pelos mesmos motivos do Lobo e mais alguns, que prefiro não mencionar.

Guattarices - Guattari é um dos autores preferidos do Departamento de psicologia social e um dos mais enrolados e prolixos. É a perfeita imagem da Psicologia Social no Brasil: enroladora, alienada e descomprometida com a questão social verdadeira. Chega desse cara na faculdade, por favor, ou me mostrem um livro bom dele (eu espero sentado).

Menos tempo de aula - Por que eu quero pesquisar sobre outros assuntos, pô!(2) E porque eu quero mais tempo para treinar.

Bem, acho que era isso. Para os que acharam esta lista tendenciosa, por acaso vocês achavam que eu ia lamber o saco do Guattari*?

*Sim, eu iria. Quero fazer uma eletiva de Esquizoanálise não sei porque.

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