segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Nomes de Diretório

Dei uma viajada este final de semana e fiquei pensando no nome do nosso órgão representativo. Ao contrário de outros diretórios e centros acadêmicos que homenageiam pessoas ilustres, ele se chama apenas Diretório Acadêmico de Psicologia - DAP, para os íntimos. Na Medicina, há o Centro Acadêmico Sarmento Leite (CASL), que homenageia o fundador da Faculdade de Medicina da UFRGS; o Diretório da Psicologia da PUCRS se chama Diretório Acadêmico Irmão Hermes Pandolfo (DAIHP), e da UCS é Diretório Acadêmico de Psicologia Silvia Lane (DAPSIL). Toda essa variedade de nomes me faz pensar que só DAP, apesar de charmoso em sua simplicidade, é um nome muito sem graça. Por isso, seguindo este padrão de homenagear pessoas importantes do nosso campo de atuação, pensei em alguns nomes diferentes para nosso diretório, levando em conta a importância histórica do homenageado e o que a escolha de seu nome representaria:

Diretório Acadêmico Sigmund Freud (DASF) - Freud e Psicologia é o maior clichê que pode existir, e por isso não podia ser deixado de fora desta lista. Pessoalmente, não gosto muito da idéia, por reforçar ainda mais o pensamento psicanalítico presente na nossa faculdade.

Diretório Acadêmico Jacques Lacan (DAJL) - Mesmo depois de dois anos de faculdade, tenho que admitir que sou incapaz de perceber por que diabos Lacan é considerado tão importante dentro da Psicologia. Ainda assim, tem muita gente por aí que lê o que ele escreveu, e não seria tão absurdo nomear o diretório em sua homenagem. Seria, contudo, bastante simbólico escolhermos um grande enrolador, "picareta autoconsciente" (segundo Chomsky) e entusiasmado nihilista para representar os ideais mais elevados do nosso diretório.

Diretório Acadêmico Deleuze e Guattari (DADG) - OK, são duas pessoas diferentes, mas é tão comum ouvir seus nomes em seqüência que me parece até natural homenagear os dois ao mesmo tempo. Não gosto muito dos escritos deles, por me parecerem desnecessariamente incompreensíveis e prolixos. Mas, em seu favor, devo dizer que, ao contrário de Lacan, eles adotaram uma visão muito mais otismista do ser humano, e acreditavam no seu potencial. Pode não parecer muita coisa, mas para mim é realmente significativo.

Diretório Acadêmico Carl Jung (DACJ) - Jung é um cara legal dentro da Psicologia, mas tenho a impressão que seu nome não é muito representativo de nada, e que renomear nosso diretório em sua homenagem não seria uma boa idéia.

Diretório Acadêmico Ivan Pavlov (DAIP) - Nome mais amolador possível para nosso DA. Soa legal, mas Pavlov, por mais importante que tenha sido na história da Psicologia com sua reflexologia, parece representar ideais já ultrapassados.

Diretório Acadêmico Fred Skinner (DAFS) - Outro nome extremamente amolador. Skinner, ao contrário de Pavlov, é bem mais contemporâneo e moderno, e suas idéias excercem uma influência muito forte sobre as psicologias experimentais. Contudo, o pandeterminismo pregado por ele não me agrada muito, apesar de achar muito do caralho a possibilidade deste nome.

Diretório Acadêmico William James (DAWJ) - Historicamente, William James foi para a América o que Freud foi para a Europa. Mas, ao contrário deste, grande parte de suas idéias continuam atuais e significativas. Seu nome implica uma forte postura humanista, grande rigor científico e, ao mesmo tempo, uma atitude levemente debochada. Eu sentiria grande orgulho de atuar no DAWJ (que acabaria sendo pronunciado como Dauge).

Diretório Acadêmico Carl Rogers (DACR) - Uma excelente escolha para nome de diretório de Psicologia. Rogers, além de ser um teórico muito interessante, excerce forte influência sobre outras áreas de conhecimento, especialmente a Educação, e representa ideais humanistas muito elevados. Além disso, não seria difícil convencer o pessoal a escolher este nome (eu acho).

Diretório Acadêmico Abraham Maslow (DAAM) - Mesma coisa que Carl Rogers, só que pouco conhecido no Brasil. Seria um nome legal, mas duvido que alguém mais além de mim votaria nele.

Diretório Acadêmico Viktor Frankl (DAVF) - Junto com William James um dos meus preferidos. Nomear nosso diretório em homenagem ao psiquiatra que sobreviveu aos campos de concentração nazista e criador de uma das mais belas teorias em psicologia seria muito significativo.

Diretório Acadêmico Aaron Beck (DAAB) - Único dos teóricos aqui citados ainda vivo. Seria um nome bastante amolador, considerando que o velho Beck é o maior expoente das terapias cognitivo-comportamentais da atualidade. Legalzinho, mas fraco do ponto de vista ideológico.

Diretório Acadêmico Içami Tiba (DAIT) - "O diretório que ama, e por isso educa!". Preciso dizer alguma outra coisa?

Um comentário:

Anônimo disse...

Sugestão alternativa:
Diretório Acadêmico José Luiz Caon - DAJLC.
Seria uma homenagem aos lacanianos que pululam no IP.