domingo, 24 de agosto de 2008

Writing Binge

Meus hábitos como escritor são um tanto quanto erráticos: numa semana escrevo muito, e na outra, nem abro a página do Blogger. Isto assim se sucede por que quando começo a escrever, eu entro em um tipo de transe, um writing binge, uma compulsão por escrever, muito parecida com a compulsão alimentar que acomete as pessoas com bulimia. Geralmente, minha inspiração vem "do nada" - digo isto entre aspas pois elas são derivadas do que li ou vivi, sendo a idéia aparentemente espontânea, surgindo nas horas mais inesperadas. É um modo de funcionamento legal, que permitiu desenvolver bastante minhas habilidades literárias, mas não tenho muito controle sobre ele. Tanto é assim que este mês não atualizei muitas vezes o blog (OK, não tantas quanto gostaria).

Tenho muito mais dificuldade em escolher voluntariamente um assunto e escrever a respeito, sem ao menos ter um destes meus estalos. Mas é um tanto quanto exasperante querer escrever algo e ter que ficar sentado esperando pelo Espírito Santo para me inspirar. Estou pensando em começar a escolher assuntos à esmo, ver se são interessantes, aprender a respeito, escrever alguma coisa e, caso fique bom, publicar por aqui. Ainda fico meio dependente de inspiração, mas a coisa fica mais auto-dirigida e menos dependente do acaso.

Um comentário:

Lady Hell disse...

Enquanto escrever não for obrigação e não me render uma grana ou reconhecimento profissional, acho que vou deixar nas mãos da Divina Inspiração. Acho que a maioria dos posts que vêm espontâneos, tendem a sair muito bem verbalizados.