segunda-feira, 14 de julho de 2008

A Ergonomia do RU

Férias em Porto Alegre tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem mais óbvia é poder treinar Wushu todos os dias na academia sem se preocupar com a faculdade. A desvantagem mais clara é a comida: se bobeio passo fome, e o RU não é garantido (nunca é, nem mesmo durante as aulas, mas nas férias é um pouco pior). Quando cheguei de Campo Grande, a primeira coisa que fiz foi acabar com todo o queijo e presunto que restava na geladeira. Estava com medo de já ter apodrecido, e fiquei mui feliz de ver que ainda era comestível. Ou não era e eu nem percebi, vai se saber.

Hoje, almocei no RU do Centro. Passei primeiro no RU da Saúde, aqui do lado de casa, para descobrir que ele não abrirá até o começo do segundo semestre letivo. Isso não chega a ser um problema - é apenas um incômodo menor, pois terei que caminhar só mais cinco minutos até o Centro para comer por 1,30.

Mas, como já devo ter reclamado feito um bebê chorão falado em algum post anterior, o RU do Centro é bem diferente do Saúde, a começar pelas bandejas tortas. Hoje percebi outra diferença: a ergonomia tosca. O RU da Saúde foi projetado para ser exatamente o que é: um restaurante universitário. Em outras palavras, um lugar para estudantes mortos de fome e sem grana se alimentarem (quase) decentemente por um precinho camarada. Assim sendo, toda sua estrutura física foi planejada de forma que usemos nossa energia mastigando os bifes James Bond ao invés de caminhar feito barata tonta: entramos na fila, pagamos a refeição no caixa, deixamos nossos materiais na mesinha de madeira no meio do caminho, pegamos uma bandeja, nos servimos, pegamos a sobremesa, o suco e então vamos nos sentar. Depois, quando estamos prontos, largamos a bandeja suja na entrada da cozinha, e jogamos os copos de plástico nas latas de lixo que ficam logo abaixo do cemitério de bandejas.

No Centro, a coisa é muito mais caótica. Até a parte de pegar a sobremesa, é tudo igual. Mas o lugar onde se pega o suco fica do lado dos caixas, na entrada do RU, completamente na contramão do fluxo de esfomeados. Então , se você quer tomar o famoso suquinho de amarelo que servem ali, você precisa largar a bandeja, ir até o caixa, pegar seu copinho, e só então voltar para a mesa e comer. Finda a refeição, não dá para deixar sua bandeja suja atrapalhando quem está chegando depois de você. Há um lugar aqui, também, para despejá-la, com a diferença que as latas de lixo para os copos de suco ficam em um outro lugar, te obrigando a gastar mais energia para jogá-lo fora.

Qual o objetivo deste post? Nenhum. Eu só queria reclamar do RU, mas não encontrei motivo melhor. Mas a ergonomia do RU do Centro é realmente ruim, e espero ansiosamente o dia que o RU da Saúde abra novamente, e com ele, seus pudins, seus bifes de frango e sua arquitetura bem planejada.

Nenhum comentário: