terça-feira, 22 de julho de 2008

Dias Dietéticos

Ontem foi meu primeiro dia da minha dieta sem doces, sucos e carne vermelha. "Vai ser barbada" pensei, "é só comer o resto das coisas que não estão restritas". Fácil falar. Durante a reunião do pessoal do projeto de extensão, comecei a ficar com fome, a pensar em comida e a planejar o que eu iria comprar no supermercado, assim que saísse dali. "Queijo, peito de peru, maçã, banana e alguma outra fruta... limão... mas como é que eu vou comer limão? É azedo demais pra comer como laranja. Eu posso cortar, pôr no liquidificador com um pouco de açúcar e... merda, isso é suco" Só que, para eu perceber que isto era suco e que eu tinha cortado isto da minha dieta por uma semana, levei 15 minutos. Foi um insight rápido, ainda assim. Ontem de manhã, olhei o cardápio do RU para esta semana, e vi que na sexta-feira a sobremesa seria pavê. Eu adoro todos os doces servidos no RU, não por serem gostosos (o que realmente são), mas por serem quase tão raros quanto ver o cometa Halley. Fiquei esfuziantemente feliz com esta notícia, pensando "sexta-feira tem pavê! Sexta-feira tem pavê!". Só depois de algumas horas, quando pensei novamente no assunto, percebi que não poderia comer pavê, não se quisesse manter a disciplina. Merda.

Parece que o corpo pede justamente aquilo que a mente proíbe. Durante essa reunião, uma colega puxou um pacote de chicletes, pegou um e começou a mascar. Tenho a merecida fama de ser ladrão de comida, e na mesma hora que vi o pacote, pensei em pedir um. Mas, de novo, pensei: "Doce. Não. Merda."

Tirando o fato de não tomar nada além de água (exceto depois de treinos e no café da manhã), minha dieta permanece basicamente a mesma, pois já restringira meu consumo de carne vermelha anteriormente. A maior mudança que estou tentando fazer é aumentar meu consumo de frutas frescas. Comi uma banana meio verde ontem. E a terceira fruta que comprei foi bergamota.

Nenhum comentário: