sexta-feira, 30 de maio de 2008

Layout

Não estou muito satisfeito com o layout do blog. Não sei se isso é coisa do meu PC ou do Blogger em si, mas acho que o espaço de tela está sendo subutilizado, e apesar de estar satisfeito com os serviços prestados por este servidor, estou pensando em mudar para outro por causa dessas questões estéticas. Andei olhando outros blogs por aí, e gostei muito do estilo da Wordpress, que é simples, bonito e funcional. Quanto ao último adjetivo não posso dizer com certeza, mas é o que aparenta o layout. Não sei se o mesmo se aplica para a “administração” do blog, mas, de novo, as inferências a mim possíveis mostram que também nisso a Wordpress é melhor e mais flexível que o Blogger.

Mas, se eu for realmente mudar para a Wordpress, eu vou passar por um bocado de trabalho. Primeiro, por que eu tenho que criar um blog novo. OK, até aí nada de mais, por que qualquer camundongo que saiba pressionar barrinhas consegue fazer isso. Mas eu não iria simplesmente criar um blog novo e afundar o velho com todos os textos que escrevi até agora. Por orgulho, síndrome de esquilo ou desejo de manter meu legado intacto para as gerações futuras, eu me obrigaria a transladar todos os artigos. E isso, meus amigos, daria um trabalho imenso. Quando criei esse blog aqui, selecionei os melhores posts que escrevi para o R&A, copiei e colei para cá, ajustei a data e publiquei. Tudo no braço. Com o perdão da palavra, aquela foi uma transferência de merda por que deu trabalho pra dedéu. Se eu soubesse alguma coisa de programação, seria barbada. Mas acontece que eu não sei nada desse negócio. E até eu aprender, daria para transferir tudo no braço. O que, como já disse, daria trabalho demais pra valer a pena. Eu poderia também simplesmente mudar o layout do Blogger mesmo, mas não me lembro de ter visto nenhum outro tão legal quanto os da Wordpress. Faz tempo, admito, desde a última vez que dei uma olhada nos skins de página do Blogger; eles podem ter colocado alguns novos, ou talvez eu goste de um que não tinha nem sequer dado atenção no passado.

Vou ponderando a respeito enquanto isso. Como o pessoal que lê esse trumbisco começou a comentar um pouquinho, vou me atrever a pedir uns conselhos a respeito dessa idéia minha. Como exemplos de blogs na Wordpress, tem o do Marcelo, o Transmitindo Pensamentos, o Cognitive Therapy Today e o Generacion Y. Do Blogger, tem o Amoladores de Facas, o Vanguarda Filosófica, o Blog do Alon e o próprio Roqueiro & Alcoólatra. Tem outros por aí, mas não conheço tantos blogs assim para ficar colocando todos os exemplos. Em todo caso, eles sempre seguem um “esquemão” básico, igual para todos os blogs do servidor. Baseado nesses links (e em qualquer outra coisa que lhes der na telha) me dêem um conselho legal. Ou não. Não sou mais tão neurótico por causa de blogs como antigamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, periga ter uma ferramenta de importação automática de arquivos de blog no Wordpress. Não te garanto, mas eu tenho uma leve suspeita de ter visto qualquer coisa nesse sentido quando criei o meu. Vale a pena dar uma conferida.

Uma coisa que tu pode levar em conta: o sistema de postagem de comentários é absurdamente melhor no Wordpress em comparação com o Blogger.