sábado, 17 de maio de 2008

Alma Mater

Estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS, mas chamo-a apenas de URGS. Muitas coisas nela me entristecem: a burocracia, a politicagem, a indiferença, a estupidez, a arrogância. E ainda assim, não gostaria de estar estudando em nenhum outro lugar no mundo.

A URGS sempre teve algo de mágico para mim, desde muito antes de pensar em estudar nela. Há toda uma mística por trás dela, e de quem nela estuda. Aqui em Porto Alegre isto é um pouco reduzido, mas em Caxias do Sul, quando falo onde atingido por uma explosão de admiração, espanto e (às vezes) inveja. “Nossa, tu estuda na Federal!” dizem muitos (. Apesar de achar que há um certo exagero na maneira como sou tratado, entendo por que isto acontece. Quem estuda na URGS teve que primeiro passar por um concorrido vestibular, e uma vez lá dentro, precisa rebolar para manter-se em dia com os estudos. É, eu sei como é isso. Por isso e por outros motivos, dizem que o ensino da URGS é o melhor quando se trata de Ensino Superior.

Mas não é isso que me faz amar esta universidade. Há algo de especial nos prédios antigos e mal cuidados, que passa uma impressão de força, sabedoria, algo que só uma instituição centenária tem – as marcas de ter nascido em outra época. Adoro caminhar pelo Campus Centro justamente por este ar de história que lá respiro.

Mas há algo que vai além do que os prédios dizem. São as pessoas com quem convivo, os trabalhos que sofremos fazendo, as risadas que rimos, a indignação que sinto com as injustiças que sofremos, as batalhas que enfrentamos, as festas que festejamos e as viagens que viajamos. Acima de tudo, uma sensação de estar no lugar e no tempo certo para mim. Nenhuma outra universidade no mundo me daria isso.

Não sei o que será da minha vida depois da minha formatura: ir trabalhar ou continuar estudando, ou fazer qualquer outra coisa fora disso. Pode ser que entre para outra universidade para fazer um mestrado ou mesmo outra graduação – mas não será a Grande Mãe que a URGS foi para mim. Qualquer que seja o caminho que seguir, sentirei orgulho e alegria em dizer que estudei na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a minha Alma Mater.

Nenhum comentário: