sábado, 23 de agosto de 2008

Neurose Dominical

Frequentemente, sou assaltado por uma dúvida cruel: vou treinar na academia, ou fico em casa lendo? As duas atividades me proporcionam igual prazer, só que em alguns dias eu desejo mais ficar correndo e suando, enquanto em outros prefiro ficar deitado no sofá da sala do meu apartamento com um livro em mãos.

Hoje, fui mais uma vez assombrado por este questionamento, e depois de muito pensar, decidi ficar em casa, pois achava que não tinha lido o suficiente. Foi um erro, pois fiquei apático, como um animal de zoológico, pois nenhum dos livros ao meu alcance me interessaram. Fiquei, então, lendo apenas por não ter nada melhor para fazer. Se tivesse ido para a academia, a sensação seria completamente diferente, pois teria deliberada e ativamente buscado o treino.

O psicanalista Sandor Ferenczi percebeu que seus pacientes ficavam mais deprimidos em feriados e finais de semana, e chamou este fenômeno de neurose dominical - a "domingueira" que volta e meia assola o Marcelo. É curioso que isto aconteça justamente no nosso tempo livre, que deveria ser o mais feliz de todos. Estou tendo um episódio de neurose dominical, e o tédio torna até mesmo os livros mais legais em amontoados sem graça de papel escrito.

Acho que se tivesse ido treinar, isto não estaria acontecendo. A atividade física tem umas propriedades miraculosas, tanto que nosso cérebro libera endorfinas quando exercitamos nossos músculos! Deixei isso de lado por que achei que seria melhor procurar a realização de hoje nos livros. Má idéia, pelo menos hoje. Amanhã terei um dia cheio, e esta apatia desaparecerá, e no domingo de manhã, vou para a academia treinar, para evitar que este dia também seja meio neurótico.

Nenhum comentário: