segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Mais sobre leitura

Como já deve ter ficado claro para quem lê este blog (ou é meu colega de faculdade, ou os dois), eu sou um leitor compulsivo. Mais do que isso, eu leio rápido - quase sempre um capítulo toda vez que pego um livro. Contudo, fico pensando se eu realmente aproveito minhas leituras.

Estou lendo atualmente "The Psychology of Science", do velho Abe Maslow, que vem a ser uma avaliação psicológica da ciência e dos cientistas, e uma proposta para uma nova epistemologia da Psicologia e das Ciências como um todo. Mas quando eu paro e tento lembrar de um ponto específico do livro, ou quando tento fazer um "resumão", ou não consigo ou fico profundamente insatisfeito com o resultado. Claro, não dá para lembrar de tudo que li em um livro, e mesmo que desse, a utilidade de tamanha informação seria bastante questionável. Além do mais, é uma característica obsessiva achar que aprender é meramente acumular informações. Já li outras coisas do Maslow, e apesar de não poder enumerá-las todas aqui, quando precisei ou quis debater sobre questões mais específicas, fui capaz de dar um bom uso para minhas leituras. Está tudo lá, no meu inconsciente.

Ainda assim, fico pensando. Existe um nível saudável mínimo de horas de leitura por dia, mas será que existe um nível saudável máximo?

Nenhum comentário: