quinta-feira, 26 de junho de 2008

Deveres

Não sei como funciona nas outras universidades, nem mesmo nas outras unidades orgânicas, mas aqui no Instituto de Psicologia da UFRGS, os estudantes têm direito a uma vaga nas reuniões deliberativas, como comissões, núcleos e departamentos, com voz e voto, de forma que possamos garantir que as coisas que os professores decidirem não seja absurdo demais (e isso é bem difícil de se conseguir). Chamamos os nobres colegas que se metem nestas furadas de Representantes Discentes, ou simplesmente RDs. Eu sou um desses.

Represento os estudantes na Comissão de Estágios, que foi criada ano passado com o intuito de discutir e definir o regulamento e os padrões dos estágios do novo currículo, que todas as novas turmas de Psicologia da UFRGS estudarão. Esta comissão é uma das mais críticas, pois estamos discutindo os estágios básicos - estágios com menor carga horária, que servirão para "naturalizar" os estudantes verdes como nós no "mundo real" das pessoas que trabalham de verdade. Eramos para ter o Estágio Básico I no próximo semestre, mas por que a comissão se enrolou demais, só vamos ter no ano que vem. Não que eu ache isso ruim, por que se esse estágio realmente saísse próximo semestre seria feito completamente nas coxas, já que não há nenhuma proposta definitiva do que é um estágio básico. Além disso, teremos só 4 disciplinas obrigatórias em 2008/2, o que significa mais tempo livre e disciplinas eletivas.

Algum tempo atrás, expressei meu desejo de largar esta bosta de comissão semestre que vem e deixar outra pessoa tomar meu lugar. Mas acho que não vai dar. Mandei um e-mail para a chefe da comissão, perguntando quando será a próxima reunião. Não há data definida. Exatamente como foi o semestre passado. E foi justamente isso que fez com que perdessemos o Estágio Básico I. Queria largar, mas o dever me impede - tenho que tocar o terror e fazer esta comissão funcionar, e não sei se outra pessoa seria capaz de fazer isto. Mais um semestre de incomodação.

Nenhum comentário: