sábado, 15 de março de 2008

Minhas Aulas na Faculdade (Parte 6)

Em duas semanas de faculdade, pude assistir todas as disciplinas em que me matriculei (e ter certeza de quais eu não me matriculei). Foram basicamente aulas introdutórias, sendo que em poucas realmente vimos conteúdo. Entretanto, essas primeiras aulas dizem muito a respeito do professor, do conteúdo e do que esperar para o resto do semestre. Aqui vai minha análise das aulas:

Estatística Aplicada à Psicologia - Obrigatória
Review:
Basicamente, nesta cadeira, aprenderemos a usar um genérico do Excel para compilar tabelas e enché-las de dados. E é isso aí. Duvido que fique mais interessante, mas mais chato sempre pode ficar.

Processos Grupais I - Obrigatória
Review:
Infelizmente para meu veterano Marcelo, não me sinto inclinado a chinelear esta cadeira como ele disse ser meu dever. O professor não é mal-educado como dizem, e o objetivo da cadeira é fornecer-nos um treinamento em observação de pequenos grupos, o que considero muito interessante. Como não podia deixar de ser, não gostei muito dos autores utilizados pelo professor e as discussões da turma para variar caíram na mesmice superficial que já estou acostumado. Sem falar que temos que apresentar 5 relatórios de observação e mais um trabalho final para passarmos nesta disciplina. Vai ser uma canseira desgraçada, mas espero que valha a pena.

Processos Institucionais - Obrigatória
Review:
Até agora, acertei minha previsão sobre esta cadeira: vai ser uma Psicologia Social III, ensebada e superficial. Mas pelo menos vai ser barbada passar. O método de avaliação principal desta cadeira será um diário de campo, baseado em nossas observações. A professora leu um parágrafo do diário dela para dar um exemplo de como podemos (ou melhor, devemos) escrever: prosa ruim. Vou me divertir horrores com isso. O duro vai ser agüentar as aulas, chatas como qualquer aula de Psicologia Social.

Psicopatologia I - Obrigatória
Review:
O conteúdo é tão delirante quanto eu imaginava e as discussões tão fúteis e superficiais quanto eu esperava. O que eu não esperava era a minha apatia diante de tudo isto. Na nossa primeira aula de Psicopatologia I, nem me dignei a fazer contrapontos ao que se dizia (aliás, estávamos analisando um poema. Um POEMA!). Senti que seria supinamente inútil. Estou indeciso se escolho Psicopatologia ou se escolho Processos Institucionais como minha "Hora do Xerox". Acho que vou fazer um revezamento.

Seminário de Pesquisa em Psicologia - Obrigatória
Review:
Errei minhas previsões sobre o Seminário. E não poderia estar mais feliz com isto. Ao invés de ser mais uma cadeira para discussões inócuas, será um tempo que teremos para assistir palestras de doutores e especialistas dos mais diversos campos da Psicologia, que falarão de suas linhas de pesquisa. Como a disciplina é dividida entre os três departamentos do Instituto, teremos convidados bem diferentes. Tem também a naba de ter que fazer uma análise crítica das palestras, o que, dependendo do assunto do dia, vai me complicar a vida tremendamente (a primeira palestrante tinha um pé na Fonoaudiologia, assunto que entendo xongas). Mas ainda assim, acredito que será uma excelente oportunidade para treinar minhas capacidades cognitivas de escrita e crítica. E nesta cadeira, descobri que segundas-feiras de manhã acontece algo um seminário muito parecido para a Pós-Graduação. Vou dar umas passadas por lá de vez em quando.

Teorias da Personalidade - Obrigatória
Review:
Esta cadeira continua prometendo, e já deu mostras que o que promete não é ruim. Bem pelo contrário. O conteúdo, como eu esperava, vai ser bem superficial, pois não há tempo o suficiente para olhar todos os mais importantes autores da Psicologia (sem falar nos autores de outros campos das Ciências Humanas), mas como introdução aos seus conceitos é boa o suficiente. Além disso, parece que as discussões aqui não vão ser superficiais como em quase todas as outras cadeiras, graças à participação do prof. Jeferson Nobre. Esta cadeira vai ser território dos Amoladores.

Psicologia Humanista - Eletiva
Review:
Esta cadeira ficou para a parte da manhã, como eu temia, o que vai me impedir de cursar Bioquímica (veja bem, cursar apenas), e também limita o número de participantes em apenas sete. Mas isto não é ruim. Como somos poucos, há um ar de maior familiaridade (e também por que dos sete matriculados, seis são da minha turma, contando comigo). Além disso, não há nenhum idiota participando da cadeira, o que eleva o nível das discussões para outro patamar. O assunto é interessante (eu não iria correr atrás da criação de uma cadeira cujo conteúdo fosse uma merda), apesar de superficial. Mas como meu plano maligno consiste em ir criando mais e mais cadeiras sobre Psicologia Humanista ao longo do curso, esta aula é mais uma introdução à Psicologia Humanista.

Terapia Cognitivo-Comportamental - Eletiva
Review:
Apesar de Psicologia Humanista ser muito boa, acho que a favorita para o prêmio de "Melhor Disciplina Eletiva" vai para Terapia Cognitivo-Comportamental. O conteúdo é muito legal, os professores sabem do que estão falando (isso é uma benção para qualquer estudante de Psicologia), e não há idiotas cursando esta cadeira. Bem, tem eu, que já me converti no "chato que faz as perguntas impertinentes", mas acho que na maioria dos casos colaborei para o bom andamento do conteúdo. Se continuar assim, é possível que ganhe o prêmio de "Melhor Cadeira do Ano". Tomara. Tem anos que nenhuma ganha.


No próximo post desta série, falarei das disciplinas que não estou matriculado, mas que estou pegando polígrafos emprestados dos colegas que estão matriculados: Esquizoanálise, Bioquímica e Sistemas de Classificação dos Transtornos Mentais.

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